terça-feira, 24 de março de 2009

Violência: o que podemos fazer?

A violência no Brasil cresce de forma acelerada e sem controle, com cerca de 50 mil brasileiros assassinados todos os anos. Esse número supera o de mortes em países que enfrentam guerras, como o Iraque. Mas o que podemos fazer para mudar isso? O país assiste atônito à escalada do poder e à ousadia do crime organizado, ao mesmo tempo em que se tornam cada vez mais corriqueiros os crimes com motivações pessoais ou sem sentido. A assustadora explosão da violência no Brasil é justificada pelas autoridades por inúmeros problemas, mas estas mesmas autoridades a tratam com descaso. É frágil a segurança pública, com policiais despreparados e, em muitos casos, corruptos. Nosso sistema carcerário é ineficiente e temos ainda a conhecida impunidade que, apoiada por leis inadequadas à realidade, permite a assassinos como Champinha desfrutarem da liberdade como cidadãos comuns. No passado, a opinião pública tinha o tempo necessário entre um crime e outro para elevá-lo ao nível de atrocidade.
Questões para reflexão:
1 – Você acha que a violência no Brasil, é fruto de uma legislação que não pune com rigor quem pratica a violência?
2 – O que motiva uma pessoa a escolher o caminho do crime?
3 – O que você acha que reduziria a violência no Brasil?

6 comentários:

  1. 3-ficar mais atento com seus filhos,porque hoje em dia não se pode confiar em ninguém,nem em seus próprios pais.

    ResponderExcluir
  2. 2 - As dificuldades estruturais a cargo do poder público. Os cidadãos não têm à sua disposição alternativas de preparo profissional, o que os leva ao sub-emprego ou às situações de desemprego. Para suprir as suas necessidades básicas, a comunidade marginaliza-se, estimulada também pela falta de repressão efeciente e pela impunidade e brandura da legislação.

    ResponderExcluir
  3. Xenofobia, no Brasil tem?

    Por: Tony Bernstein


    Coordenadora Geral do Portal Terceira Idade, Pedagoga e Jornalista




    esde o descobrimento do Brasil até hoje existe uma enorme exclusão social, e essa desigualdade também tem cor. Quantas vezes você já ouviu ou até falou: “sabe aquele cara de cor, até que ele é legal”. Aí vem a pergunta: de que cor?

    Todos nós temos uma cor: branca, amarela, vermelha, negra.... Todos temos uma etnia. Porque será que sempre que falamos “de cor” estamos nos referindo aos negros? O Brasil ainda trata a questão racial com distanciamento e hipocrisia. É quase como se o racismo em nosso país não existisse.

    Ficamos indignados ao ouvir os discursos xenofóbicos e nazistas de líderes de extrema direita como o austríaco, Joerg Haider, enquanto aqui, no nosso querido Brasil, tratamos os negros e os índios como estrangeiros que vieram roubar o trabalho dos brancos. Afinal foram os próprios colonizadores brancos que trouxeram os negros da Africa para trabalharem como escravos, e os índios já estavam aqui!

    O racismo sutíl e disfarçado no Brasil continua impossibilitando a igualdade de direitos e cidadania dos negros e índios, deixando-os sempre a margem do sistema. O racismo não é algo para ser discutido em guetos, pois toda e qualquer discriminação acaba se transformando em preconceito, e todo preconceito é uma faca de dois gumes, amanhã você pode se tornar o próximo alvo. Infelizmente, ainda não aprendemos a respeitar as diferenças, que dirá conviver com elas.

    ResponderExcluir
  4. a violência cresce cada vez mais em nosso municipio,tanto quanto os demais estados brasileiros.
    EM "Marituba" os assaltos são constantes e por incrivel que pareça os ladrôes são os jovens acha que faltar alertar esses jovens.

    ResponderExcluir
  5. È muito bom mostrar como a violência cresce!Não podemos ter nada,não podemos andar na rua,não podemos ter liberdade de sermos independentes,temos sempre a possibilidade de uma violência(De um dia comprarmos um objeto e sermos roubados)Com o passar do tempo e o avanço da tecnologia ainda contianos inseguros!
    AONDE ESSE MUNDO VAI PARAR!

    ResponderExcluir
  6. è muito bom mostra q a violência cresce cada vez mais!
    Não podemos comprar nada,não podemos sair na rua e não podemos ser livres!
    Ao passar do tempo e avançar a tecnologia continuamos com uma coisa chamada"insegurança"!
    ATE ONDE VAI CONTINUAR ESSA VIOLÊNCIA!

    ResponderExcluir