quinta-feira, 26 de março de 2009

Atividade 3


As 3 letras das músicas são canções de declaração de amor a duas grandes cidades do mundo e ao nosso país
Analise as letras das músicas Sampa, Aquarela do Brasil e New York/New York, e faça uma reflexão exaltando o que você mais gosta e o que você não gosta na sua cidade. Exalte as coisas boas, e que não é bom para você, que sugestão você daria aos governantes da sua cidade

Aquarela do Brasil
Composição: Ary Barroso
Brasil!
Meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
O Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
O Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil! Prá mim! Pra mim, pra mim
Ah! abre a cortina do passado
Tira a mãe preta do cerrado
Bota o rei congo no congado
Brasil! Prá mim! Pra mim, pra mim!
Deixa cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda canção do meu amor
Quero ver a sá dona caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Brasil! Pra mim, pra mim, Brasil!
Brasil!
Terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiferente
O Brasil, samba que dá
bamboleio que faz gingar
O Brasil, do meu amor
Terra de Nosso Senhor
Brasil!, Pra mim, pra mim, pra mim
O esse coqueiro que dá coco
Onde eu amarro a minha rede
Nas noites claras de luar
Brasil!, Pra mim, pra mim, pra mim.
Ah! e estas fontes murmurantes
Aonde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
Ah! esse Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil brasileiro
Terra de samba e pandeiro
Brasil! Pra mim, pra mim! Brasil!
Brasil! Pra mim, Brasil!, Brasil!
===========================
New York/New York
Frank Sinatra – Joshua Jackson

Start sprendin' the news – Comece a espalhar a notícia
I'm leaving today – Estou partindo hoje
I want to be a part of it – Eu quero ser parte dela
New York, New York

These vagabond shoes – Estes sapatos de vagundo
Are longing to stray – Estão desejando passear
Right through the very heart of it – Bem pelo coração de
New York, New York

I want to wake up in a city – Eu quero acordar na cidade
That doesn't sleep – Que nunca dorme
And find I'm king of the hill – E descobrir que sou o rei da montanha
Top of the heap – O maioral
These little town blues – Estes blues de cidadezinha do interior
Are melting away – Estão se derretendo
I'll make a brand new start of it – Eu farei um novo recomeço nela
In old New York – Na velha Nova York

If I can make it there – Se eu conseguir lá
I'll make it anywhere – Eu consigo em qualquer parte
It's up to you – Só depende de você
New York, New York

New York, New York

I want to wake up in a city – Eu quero acordar na cidade
That never sleeps – Que nunca dorme
And find I'm a number one – E descobrir que sou o número um
Top of the list – No topo da lista
King of the hill – O rei da montanha
A number one – Um número um
These little town blues – Estes blues de cidadezinha do interior
Are melting away – Estão se derretendo
I'll make a brand new start of it – Eu farei um novo recomeço
In old New York – Na velha Nova York

If I can make it there – Se eu conseguir lá
I'm gonna make it anywhwre – Eu consigo em qualquer parte
It's up to you – Só depende de você
New York, New York
========================

Sampa
Caetano Veloso
Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João
É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi
Da dura poesia concreta de tuas esquinas
Da deselegância discreta de tuas meninas

Ainda não havia para mim Rita Lee
A tua mais completa tradução
Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João

Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto
Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto
É que Narciso acha feio o que não é espelho
E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho
Nada do que não era antes quando não somos mutantes

E foste um difícil começo
Afasto o que não conheço
E quem vende outro sonho feliz de cidade
Aprende depressa a chamar-te de realidade
Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso

Do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas
Da força da grana que ergue e destrói coisas belas
Da feia fumaça que sobe, apagando as estrelas
Eu vejo surgir teus poetas de campos, espaços
Tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva

Pan-Américas de Áfricas utópicas, túmulo do samba
Mais possível novo quilombo de Zumbi
E os novos baianos passeiam na tua garoa
E novos baianos te podem curtir numa boa

Nenhum comentário:

Postar um comentário